Historiador de Dados

PIMS

O Elipse Plant Manager (EPM) provê um meio rápido, simples e confiável de coletar dados de diversos tipos de fontes de tempo real, armazenando e contextualizando a informação, oferecendo alta performance de gravação e consulta, além de poderosas ferramentas para tratamento, recuperação e análise de dados.

O EPM pode ser integrado aos softwares Elipse E3, Elipse Power, ou mesmo softwares terceiro como SAGE ou outros softwares de supervisão. O grande diferencial do EPM com relação às ferramentas de historiamento normalmente utilizadas em alguns sistemas SCADA são seus algoritmos próprios que permitem o tratamento de uma massa extensa de dados sem prejudicar a performance das consultas, além de otimizar o espaço necessário para armazenar os dados. Os aplicativos clientes podem ser instalados nas máquinas de operação do sistema SCADA, mas também podem ser disponibilizados em máquinas próprias das equipes de manutenção, pós-operação ou até mesmo em computadores da rede corporativa (caso haja conectividade dessa rede com o servidor do EPM) de forma que diferentes equipes poderão trabalhar com dados extraídos do sistema de tempo real, mesmo estando fora do ambiente da Sala de Operação, não ocupando assim os recursos da Operação do Sistema (Terminais de Operação e Operadores).

Os dados historiados e de tempo real poderão ser utilizados nos seguintes casos:

  • Plotagem de gráficos avançados de tendência, através do EPM Studio, TrendExplorer (aplicação web) ou do Microsoft Excel*;
  • Construção de relatórios, através do Microsoft Excel*;
  • Construção de dashboards (displays dinâmicos), através do Microsoft SharePoint;
  • Aplicações do usuário programadas na linguagem Python.

 

*A ferramenta Excel add in do EPM cria a conexão entre o Microsoft Excel e o banco de dados, e também habilita no Excel diversos recursos que facilitam a construção dos relatórios. Seguem alguns exemplos de relatórios que poderiam ser gerados com esta ferramenta:

  • Relatório com tempo total de indisponibilidade de cada canal de comunicação do SCADA do Centro;
  • Relatório com lista dos disjuntores, seccionadoras ou religadores que estão a mais que 3 meses sem serem manobrados;
  • Relatório com a lista de disjuntores que demoraram mais que 80ms durante uma manobra de abertura;
  • Relatório com o número de manobras feitas em todo o sistema no último mês;
  • Relatório para avaliar se houve ultrapassagem da corrente de curto acumulada em relação ao especificado nos manuais dos equipamentos;
  • Relatório com o tempo de carregamento da mola, o que permite avaliar tendência de falha no carregamento da mola de fechamento do disjuntor.

Existe a possibilidade de se integrar o EPM (que já possui os dados históricos e de tempo real do processo) a uma fonte de dados meteorológicos, ou dados de contratos comerciais e, a partir de uma aplicação definida pelo cliente e programada no próprio sistema, na linguagem Python, o usuário poderá desenvolver, por exemplo, algoritmos de previsão, ou algoritmos de despacho otimizado da geração considerando as variáveis obtidas dessas fontes. A Automalógica, como parceira e “Empresa Certificada” pela Elipse, está apta a fornecer soluções de integração do software EPM assim como toda a infraestrutura de TI necessária para compor uma solução robusta, de alta disponibilidade e escalável.